Tensoativos catiônicos para cosméticos capilares

Tensoativos ou surfactantes são substâncias anfifílicas, ou seja são solúveis em água e óleo. Esse tipo de matéria prima é fundamental na composição de alguns cosméticos, como cremes, xampus, sabonetes e loções e possuem características distintas. A depender da carga estática, os tensoativos podem ser classificados como aniônicos, não iônicos, catiônicos e anfóteros.


Hoje, vamos falar sobre os tensoativos catiônicos, utilizados em produtos capilares, como condicionadores, máscaras de hidratação e cremes de pentear. Eles são indispensáveis nesse tipo de formulação, para o devido condicionamento do cabelo.




Estes tensoativos possuem carga positiva, atuam como emulsificantes, neutralizam as cargas negativas geradas pelo xampu e selam as cutículas, reduzindo o frizz e melhorando a maleabilidade dos fios.


Um problemática relacionada ao tensoativos catiônicos é que, muitas vezes, eles podem ser irritantes e altamente tóxicos para organismos aquáticos, o que causa riscos a saúde e prejuízos ambientais.


Na cosmética natural, priorizamos tensoativos de origem vegetal e biodegradáveis. Alguns exemplos de tensoativos catiônicos seguros para formulações ecológicas são:


Emulsense HC
Inci name: Brassicyl Isoleucinate Esylate (and) Brassica Alcohol

O Emulsense HC é um agente condicionante de excelente desempenho, derivado da fermentação de materiais vegetais. Ele pode ser usado como agente antiestático primário e emulsificante em formulações para condicionamento capilar. A dosagem de aplicação usual, recomendada pelo fabricante é 3,5% a 6,5%. Por ser um material ácido, pode ser necessário o ajuste de pH com agentes alcalinizantes.
Clique aqui para saber onde compar o Emulsense HC.

Varisoft EQ 65

Inci name: Distearoylethyl Dimonium Chloride (and) Cetearyl Alcohol


A Varisoft EQ 65 é uma cera emulsionante de alta pureza, facilmente biodegradável e com ótimo custo-benefício. Ela é principalmente utilizada em produtos sem enxague, como leave ins, cremes de pentear e pomadas capilares. A dosagem de uso recomendada é de 1% a 10% e o pH da formulação deve ser de no máximo 5.

Clique aqui para saber onde comprar o Varisoft EQ 65.


ProCondition 22

Inci name: Brassicamidopropyl dimethylamine


O ProCondition 22 é um tensoativo catiônico muito eficiente e confere uma ótima viscosidade e consistência para as formulações, com benefícios perceptíveis para a fibra capilar. Uma das particularidades do ProCondition 22 é que ele deve ser neutralizado com ácidos orgânicos para atuar como condicionante, alguns exemplos de ácidos que podem ser acrescidos as formulações com ProCondition 22, são ácido cítrico, ácido aspártico e ácido glutâmico. O pH final deve estar entre 4 e 6 e a dosagem usual de aplicação é de 1% a 5%.

Clique aqui para saber onde comprar o ProCondition 22.


Armocare APA - 18V

Inci name: Stearamidopropyl Dimethylamine


O Armocare é uma amidoamina derivado do óleo de palma com excelentes propriedades sensoriais e toque úmido e seco. Trata-se de um tensoativo solúvel em água e álcool. A dosagem de aplicação é 0,5% a 3%. Assim, como o ProCondition, o Armocare também requer a adição de ácidos organicos na formulação para atuar com condicionante.

Clique aqui para saber onde comprar o Armocare APA - 18V.



Você gostou dessa publicação e quer descobrir como fazer cosméticos capilares de alta performance com ingredientes naturais na sua casa? Acesse agora o Curso de Cosmética Capilar e inicie uma jornada de sucesso como uma formuladora de produtos para o cabelo orgânicos.

Aproveite a oferta especial válida por tempo limitado:


135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Descubra como fazer seu cosmético natural com excelência!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS:

Design sem nome (8)_edited.jpg

Livro Digital de

Cosméticos Naturais

Esse não é apenas um livro de receitas, mas sim um manual completo  com técnicas avançadas para você criar cosméticos naturais  com maestria. Um material perfeito para começar a criar cosméticos com segurança.

Design sem nome (5).png

Curso de Cosmética

Facial Inovadora

Eleve o nível do seu skin care hoje mesmo! Esse curso incrível vai te ensinar como confeccionar cosméticos faciais com ativos biotecnológicos para melhorar o desempenho dos seus produtos de beleza.

Design sem nome (14)_edited.jpg

Curso de Maquiagens Naturais

A melhor maquiagem é que você faz! Neste curso, você aprende o passo a passo para formular sombras, batons, bases, delineadores, rímel, blush e mais. Separai as melhores receitas para compartilhar com você!

Faça parte da nossa lista de email para receber receitas e novidade incríveis!

Obrigada por se inscrever <3