Peeling facial com argila roxa e cristais de quartzo

A esfoliação facial é um procedimento que auxilia na renovação celular da pele, pois consiste em retirar células mortas da superfície que estão repletas de queratina com baixo conteúdo hídrico e sem vitalidade. A remoção desta camada além de eliminar impurezas e facilitar a permeação de ativos, devolve a pele seu aspecto natural, melhorando sua textura e uniformidade tendo como resultado melhor aparência da pele. (Caregnato, et al. 2011)


O peeling ou esfoliação física ocorre a partir do atrito de materiais granulosos com a superfície da pele. Lembrando que ingredientes como açúcar, café e sal devem ser evitados, pois são abrasivos e prejudicam o extrato córneo da pele. O mais interessante é optar por materiais suaves e seguros, como argila, cristais de quartzo, amidos, dolomita, farinha de arroz e ervas pulverizadas.

Para a formulação que vou ensinar a seguir, eu usei 4 ingredientes:


Cristais de quartzo ou silica: São pequenas partículas minerais arredondadas, é um material utilizado nos melhores esfoliantes do mercado, promove a renovação do estrato córneo e melhora a textura e aparência da pele.


Argila roxa: A argila roxa resulta da mistura das argilas vermelha, branca e marrom, tornando-se um combo potente para a limpeza e nutrição da pele. É rica em magnésio (...) possui uma ação iônica, estimulante e nutritiva, sendo usada na eliminação de toxinas e para nutrição da pele. (Cordeiro, et al. 2019)


Glicerina vegetal: A glicerina vegetal é um material umectante de característica higroscópica, fundamental para manter a pele hidratada, ela aumenta a capacidade da pele de reter água e melhora a elasticidade do tecido cutâneo.


Água: A água hidrata a pele e é o solvente principal da receita. Utilizes preferencialmente água purificada. Você também pode substituir a água por hidrolato ou infusão de plantas com afinidade com a pele do rosto, como calêndula, camomila, jasmim e rosas.


Anote as medidas para fazer o seu peeling em casa:

10g argila roxa

3g cristais de quartzo

5g água

3g glicerina vegetal

O preparo é simples: basta adicionar todos os ingredientes em um recipiente e mexer até obter uma pasta homogênea.


A aplicação do produto deve ser feita da seguinte forma:


Com o auxilio de um pincel, espátula ou com as mãos, aplique a mascara por todo rosto. Com as mãos umedecidas, massageei suavemente por alguns minutos e retire do rosto com água, antes da argila secar. Finalize aplicando um tônico facial e, em seguida, um hidratante.


Por ser é uma receita sem conservante, o uso é restrito ao momento do preparo. Você pode adicionar 1% de conservante na formulação e armazenar o seu produto por até 6 meses.


Se você gostou dessa publicação, saiba que você pode aprofundar o seu conhecimento sobre cosméticos para a pele do rosto no Curso de Cosmética Facial Inovadora.


Ao participar do Curso de Cosméticos faciais da PerfuMaria das Ervas, você terá o poder de:

  • Formular cosméticos faciais com ativos dermatológicos sofisticados;

  • Preservar a saúde da sua pele;

  • Desenvolver produto de beleza específicos para a sua pele;

  • Aplicar a nanotecnologia e criar cosméticos com alto desempenho;

  • Conhecer matérias primas para o desenvolvimento do seu cosmético facial;

  • Ter uma ferramenta inovadora para o seu empreendimento e cuidado pessoal.


Clique no botão a seguir e garanta sua vaga hoje:


Referências:


CAREGNATTO, D.B.; GARCIA, A. G.; FRANÇA, V.B.V.A.J. Estudo comparativo entre esfoliante químico e enzimático no processo de esfoliação facial. 2011. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Bianca%20Caregnatto,%20Giselle%20Albino%20Garcia.pdf Acesso: 23 de maio de 2022


CORDEIRO, M.B.S.; SOUSA, A.C.; SANTOS, B.D.; SOUSA, A.A.P. CARACTERIZAÇÃO DA LAMA ABRASIVA PROVENIENTES DO DESDOBRAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS PARA UTILIZAÇÃO COMO ARGILA INDUSTRIAL. 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conimas-e-conidis/2019/TRABALHO_EV133_MD1_SA40_ID80_19092019185212.pdf Acesso: 23 de maio de 2022.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo