Loção de limpeza hidratante

Atualizado: Nov 18

A limpeza e a hidratação da pele são dois dos passos mais importantes para uma rotina de cuidados completa, já pensou em ter ambos benefícios em um só produto? É o que você pode obter com a loção de limpeza hidratante que vou te ensinar como fazer hoje.





É uma formulação rica em ingredientes emolientes, antioxidantes e umectantes e agentes de limpeza suaves, que removem a sujeira cuidadosamente, deixando a pele limpa, hidratada e macia.


A composição do produto inclui:


óleo de rosa mosqueta: o óleo de rosa mosqueta é eficaz em atenuar linhas de expressão, manchas senis, além de melhorar a estrutura da pele através do estímulo da produção de colágeno e elastina, levando a uma pele mais firme e elástica. (OLIVEIRA e DORNELAS, 2019)


manteiga de karitê: a manteiga de karitê é extraída do fruto seco de uma árvore da África. Essa manteiga oferece maciez, toque agradável, suavidade a pele e aos cabelos. É rica em ácido oleico, esteárico, palmítico, e linoléico, vitaminas e tocoferol, contém propriedades cicatrizantes, antioxidantes e antimicrobianas. (MORSELLI, 2014)


argila vermelha: este tipo de argila é muito rica em hematita, ou seja, uma molécula mineral composta por ferro (sob a forma de Fe2O3). É uma argila pouco densa. A hematita é uma molécula importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada. (CORDEIRO et al, 2019)


Fique atenta para as dosagens:


65g (65%) água

10g (10%) decil glucosídeo

5g (5%) argila vermelha

4g (4%) extrato glicerinado de alfazema

(3g) 3% manteiga de karitê

3g (3%) lecitina de soja

3g (3%) palmitato de cetila

3g (3%) óleo de rosa mosqueta

1g (1%) óleo essencial de lavanda

1g (1%) vitamina E

1g (1%) conservante

1g (1%) goma guar


Modo de preparo:


Dilua a goma guar no óleo de rosa mosqueta.


Separe a lectina e soja, a manteiga e o palmitato de cetila e leve para o fogo baixo em banho maria até que os ingredientes estejam completamente dissolvidos.


Aqueça a água e adicione o decil glucosídeo e goma guar diluida no óleo.


Adicione também os ingredientes que estavam em banho maria e agite com um mixer.

Quando obter uma mistura cremosa, adicione a argila e agite mais um pouco.


Adicione a vitamina E, o óleo essencial e o conservante.


Misture bem, aguarde a espuma abaixar e envase.


Referências:


OLIVEIRA, D.B; DORNELLAS, E. PELE MADURA: A UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE ROSA MOSQUETA EM PRODUTOS COSMÉTICOS. Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz, 2019.


MORSELLI, L.N.S. Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos - Dimora Del Sole. Universidade Estadual Paulista, 2014.


CORDEIRO, M.B.S; SOUSA, A.C; SOUZA, A.A.P. ESTUDOS COMPARATIVOS DE REJEITOS INDUSTRIAIS DE GRANITOS COM ARGILA FACIAL APLICADAS NA COSMETOLOGIA. Conapesc, 2019.




54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo