Loção de limpeza hidratante

Atualizado: 17 de nov. de 2021

A limpeza e a hidratação da pele são dois dos passos mais importantes para uma rotina de cuidados completa, já pensou em ter ambos benefícios em um só produto? É o que você pode obter com a loção de limpeza hidratante que vou te ensinar como fazer hoje.





É uma formulação rica em ingredientes emolientes, antioxidantes e umectantes e agentes de limpeza suaves, que removem a sujeira cuidadosamente, deixando a pele limpa, hidratada e macia.


A composição do produto inclui:


óleo de rosa mosqueta: o óleo de rosa mosqueta é eficaz em atenuar linhas de expressão, manchas senis, além de melhorar a estrutura da pele através do estímulo da produção de colágeno e elastina, levando a uma pele mais firme e elástica. (OLIVEIRA e DORNELAS, 2019)


manteiga de karitê: a manteiga de karitê é extraída do fruto seco de uma árvore da África. Essa manteiga oferece maciez, toque agradável, suavidade a pele e aos cabelos. É rica em ácido oleico, esteárico, palmítico, e linoléico, vitaminas e tocoferol, contém propriedades cicatrizantes, antioxidantes e antimicrobianas. (MORSELLI, 2014)


argila vermelha: este tipo de argila é muito rica em hematita, ou seja, uma molécula mineral composta por ferro (sob a forma de Fe2O3). É uma argila pouco densa. A hematita é uma molécula importante para a oxigenação das células, contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada. (CORDEIRO et al, 2019)


Fique atenta para as dosagens:


65g (65%) água

10g (10%) decil glucosídeo

5g (5%) argila vermelha

4g (4%) extrato glicerinado de alfazema

(3g) 3% manteiga de karitê

3g (3%) lecitina de soja

3g (3%) palmitato de cetila

3g (3%) óleo de rosa mosqueta

1g (1%) óleo essencial de lavanda

1g (1%) vitamina E

1g (1%) conservante

1g (1%) goma guar


Modo de preparo:


Dilua a goma guar no óleo de rosa mosqueta.


Separe a lectina e soja, a manteiga e o palmitato de cetila e leve para o fogo baixo em banho maria até que os ingredientes estejam completamente dissolvidos.


Aqueça a água e adicione o decil glucosídeo e goma guar diluida no óleo.


Adicione também os ingredientes que estavam em banho maria e agite com um mixer.

Quando obter uma mistura cremosa, adicione a argila e agite mais um pouco.


Adicione a vitamina E, o óleo essencial e o conservante.


Misture bem, aguarde a espuma abaixar e envase.


Referências:


OLIVEIRA, D.B; DORNELLAS, E. PELE MADURA: A UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE ROSA MOSQUETA EM PRODUTOS COSMÉTICOS. Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz, 2019.


MORSELLI, L.N.S. Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos - Dimora Del Sole. Universidade Estadual Paulista, 2014.


CORDEIRO, M.B.S; SOUSA, A.C; SOUZA, A.A.P. ESTUDOS COMPARATIVOS DE REJEITOS INDUSTRIAIS DE GRANITOS COM ARGILA FACIAL APLICADAS NA COSMETOLOGIA. Conapesc, 2019.




183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Descubra como fazer seu cosmético natural com excelência!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS:

Design sem nome (8)_edited.jpg

Livro Digital de

Cosméticos Naturais

Esse não é apenas um livro de receitas, mas sim um manual completo  com técnicas avançadas para você criar cosméticos naturais  com maestria. Um material perfeito para começar a criar cosméticos com segurança.

Design sem nome (5).png

Curso de Cosmética

Facial Inovadora

Eleve o nível do seu skin care hoje mesmo! Esse curso incrível vai te ensinar como confeccionar cosméticos faciais com ativos biotecnológicos para melhorar o desempenho dos seus produtos de beleza.

Design sem nome (14)_edited.jpg

Curso de Maquiagens Naturais

A melhor maquiagem é que você faz! Neste curso, você aprende o passo a passo para formular sombras, batons, bases, delineadores, rímel, blush e mais. Separai as melhores receitas para compartilhar com você!

Faça parte da nossa lista de email para receber receitas e novidade incríveis!

Obrigada por se inscrever <3