Como fazer um batom natural com uma cor maravilhosa

Um bom batom é indispensável para muitas pessoas, mas o que ocorre é que o batom convencional pode conter ingredientes indesejáveis e que fazem mal para a saúde, como petrolatos, fragrâncias artificiais, chumbo, ftalatos e algumas classes de conservantes considerados tóxicos.




Fazer um batom natural é fácil e muito satisfatório, o produto pode ser formulado a partir de uma base anidra, como óleos, ceras, manteigas vegetais e pigmentos minerais, que serão responsáveis pela coloração. Estes são ingredientes ecológicos e seguros para uso humano.


Hoje, vou te ensinar como fazer um batom natural em barra, que é uma alternativa revolucionária, pois dispensa o uso de embalagem e tem a mesma textura e modo de uso do batom convencional. É um produto multifuncional: protege os lábios e pode ser usado como blush, batom ou sombra.




A receita inclui:

manteiga de cacau - previne rachaduras nos lábios e promove nutrição intensa.

cera de arroz - ingrediente emoliente e será responsável pela firmeza do batom.

óleo vegetal de girassol: ajuda a restaurar a barreira de proteção e manter a maciez dos lábios.

óxido de ferro vermelho para uso cosmético: pigmento mineral sintetizado em laboratório, idêntico ao natural, seguro para uso humano e aprovado por certificadoras de cosméticos naturais.

mica: a mica é uma espécie de pigmento mineral com tons metálicos e brilhantes, ela irá dar nuances de brilho para o seu batom.

óleo essencial de hortelã-pimenta: apresenta aroma suave e agradável e estimula o volume dos lábios, dando uma leve sensação de preenchimento.

vitamina E: potente antioxidante, reduz os danos provocados por radicais livres e previne a oxidação do seu batom.


Fique atenta para as dosagens:


20g óleo de girassol

10g manteiga cacau

8g cera de arroz

2g óxido de ferro vermelho

0,5g mica

3 gotas óleo essencial hortelã pimenta

2 gotas vitamina E


Modo de preparo:


Separe o óleo vegetal, a manteiga e a cera e leve para o banho maria em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam completamente dissolvidos.


Retire do fogo e adicione os demais ingredientes imediatamente, antes de esfriar e endurecer, bata com um mixer de mão ou fuê para deixar a cor do batom uniforme.


Coloque a mistura em formas de silicone e aguarde o produto ficar sólido.


Você gostou da receita de batom natural em barra? Espero que sim, e quero te contar que é possível fazer todos os itens de maquiagem que você precisa em casa e com qualidade garantida e ingredientes naturais, que irão beneficiar a sua pele.


Por isso, criei o Curso de Maquiagens Artesanais, um guia definitivo com receitas e metodologia completa para você criar a sua maquiagem personalizada. Neste curso, você aprende o passo a passo para formular sombras, batons, bases, delineadores, rímel, blush e mais! Todos os produtos são veganos, ecológicos e seguros para uso humano.



259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo