Como fazer sabonete pastilha de massinha com pH ideal para a pele do rosto




Realizar uma limpeza facial adequada é importante para manter a pele livre de resíduos e células mortas que ficam acumuladas na superfície da epiderme. No entanto, a maior parte dos sabonetes sólidos convencionais possuem um pH muito alcalino, o que pode prejudicar o extrato córneo, com a consequência de acnes, pequenas irritações e até lesões severas em peles ultrassensíveis.


Geralmente, dermatologistas indicam o uso de sabonetes líquidos no rosto justamente por isso. Ocorre que, atualmente, a demanda por produtos sólidos cresceu devido ao fato de serem produtos mais ecológicos e fáceis de transportar. Com esse mesmo sentido, eu resolvi desenvolver formulações de sabonetes faciais sólidos, utilizando surfactantes vegetais, que permitem um ajuste de pH adequado, de modo a não agredir a pele do rosto.


Como você já deve saber, sabonetes sólidos tradicionais, utilizam a soda caustica como ingrediente principal para realizar o processo de saponificação, o grande problema é que trata-se de um ingrediente muito alcalino, por isso, sabonetes tradicionais devem ser restritos ao uso apenas na pele do corpo.


Surfactantes vegetais são considerados mais suaves e produzem sabonetes de qualidade excelente. Dessa forma, são mais adequados para uso em qualquer parte o corpo. O sabonete que vou ensinar a seguir, é feito com SCI (isetionato de sódio) - um surfacctante derivado de óleo de coco, muito utilizado na confecção de xampus sólidos e também indicado para formulações de sabonetes delicados.



Uma outra vantagem dessa formulação é que ela tem um aspecto final maleável, parecido com uma massinha, o que te permite modelar o produto no formato que você quiser, de acordo com a sua criatividade.


Anote as medidas para fazer o seu sabonete de massinha em casa:


40% (40g) SCI

16% (16g) argila verde ou rosa

13% (13g) álcool cetoestearilico

10% (10g) SLSA

10% (10g) óleo de girassol

5% (5g) lecitina de seja

2% (2g) lactato de sódio

2% (2g) ácido cítrico

1% (1g) conservante

0,5% (0,5g) óleo essencial

0,5% (0,5g)vitamina E


Modo de preparo:


Separe o óleo de girassol, o álcool cetoestearilico e a lecitina de soja e leve os ingredientes para o banho maria, em fogo baixo.


Retire do fogo e adicione o SCI e o SLSA até obter uma pasta homogênea.


Adicione o ácido cítrico, o lactato de sólido, o óleo essencial, a vitamina E e a argila e mexa mais um pouco.


Agora, que você já sabe como fazer o seu sabonete pastilha, você tem em mãos a solução para realizar uma limpeza mais gentil na sua pele do rosto e poderá auxiliar no seu cuidado facial pessoal ou dos seus clientes.


Para descobrir mais receitas e ter autonomia para produzir cosméticos de alta performance com ingredientes naturais na sua casa, acesse agora o Livro Digital de Cosméticos Naturais e inicie uma jornada de sucesso como uma formuladora de produtos de beleza orgânicos.



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo