Como fazer sabonete líquido facial lilás (colorido)

Atualizado: Ago 9

Descubra como fazer um fascinante sabonete facial lilás com benefícios de renovação e limpeza para a pele do rosto. Se trata de um produto nobre, feito com surfactantes vegetais (agentes de limpeza naturais) com ação mais suave e menos agressiva para o tecido epitelial.




Pode beneficiar peles secas e sensíveis, pois os ingredientes da formulação são seguros, reduzem o risco de alergias e irritações e contribuem com a hidratação, devido ao fato de ser uma formulação a base de água e que inclui ativos umectantes. Beneficia também peles oleosas e acneicas, pois o pH equilibrado favorece a correta manutenção do microbioma cutâneo.


A responsável pela cor maravilhosa do produto é a Clitorea Ternatea, a mesma flor do pigmento azul, que pode ficar lilás dependendo do pH da formulação. Para obter essa tonalidade, adicionamos o ácido cítrico. Além da cor lilás, o ácido cítrico também deixa o pH do produto mais próximo do pH da pele do rosto.




A formulação ainda conta com óleo vegetal de linhaça, que protege e nutre a pele, deixando-a mais macia e saudável. Outro ingrediente importante é o óleo essencial de lavanda, ele é calmante, cicatrizante e regenerador.


Para fazer o seu sabonete facial lilás, separe os seguintes ingredientes:


72,2% infusão de clitorea ternatea (72,2 g)

9% decil glucosídeo (9g)

5% cocoamidopropil betaína (5g)

5% óleo vegetal de linhaça (5g)

5% glicerina (5g)

1,5% goma guar (1,5g)

1% conservante (1g)

0,3% ácido cítrico (0,3g)

0,5% óleo essencial de lavanda (0,5g)

0,5% vitamina E (0,5g)


Modo de preparo:


Prepare a infusão (chá) de Clitorea Ternatea com água destilada e deixe descansar por 15 minutos.


Após este período, coe a sua infusão e adicione nesta ordem: o ácido citrico, o decil glucosídeo, a cocoamidopropil betaína e o óleo vegetal.


Dilua a goma guar na glicerina e adicione no mesmo recipiente a vitamina E, o conservante e o óleo essencial.


Adicione os ingredientes dissolvidos na glicerina junto da infusão e demais matérias primas. Faça a mistura e bata com um mixer até obter uma solução viscosa, homogênea e espumante.


Envase o seu produto e armazene em local seco e arejado, longe de fontes de calor ou umidade.


Você gostou da receita de sabonete facial lilás? Espero que sim, e quero te contar que é possível fazer todos os produtos de beleza que você precisa em casa e com qualidade garantida.


Por isso, criei o Livro Digital de Cosméticos Naturais, um guia definitivo com 62 receitas de cosméticos ecológicos e sofisticados. Este não é apenas um livro de receitas, mas sim um manual completo sobre cosmética natural com técnicas e didática avançada para você criar seus produtos personalizados com matéria primas veganas, seguras e biodegradáveis.




222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo