Como fazer sabonete líquido de aroeira (pimenta rosa)

Utilizar ativos botânicos na confecção do seu sabonete é uma forma gentil e agradável de cuidar da sua pele, aproveitando a biodiversidade brasileira. Por isso, hoje, vou te ensinar como fazer o seu sabonete líquida utilizando a infusão de aroeira, uma planta abundante em território nacional.


A aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi), pertencente à família Anacardiaceae, é extensamente explorada por populares devido suas propriedades medicinais, sendo estas descritas desde a primeira edição da Farmacopéia Brasileira, possuindo vasta utilização na região Nordeste. (...) Os efeitos terapêuticos da aroeira da praia se dão devido aos constituintes bioativos que a compõe, principalmente devido suas propriedades antioxidantes, especialmente pelos flavonoides secundários da classe dos polifenóis, flavonas, xantonas, além de outras substâncias fitoquímicas. (SILVA, et al. 2018)


Devido as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das aroeira, este sabonete agrega benefícios para a pele do rosto e pode auxiliar no controle da oleosidade, tratamento de acne e infecções cutâneas.


Anote as medidas para fazer o seu sabonete de aroeira em casa:


73,2% (73,2g) infusão de aroeira

10% (10g) decil glucosídeo

3% (3g) glicerina vegetal

1% (1g) conservante

1% (1g) ácido cítrico

0,8% (0,8g) goma xantana

0,5% (0,5g) óleo essencial de cipreste

0,5% (0,5g) vitamina E


Modo de preparo:

Prepara a infusão (chá) de semente de aroeira com 2% de sementes imersas em água quente por 15 a 20 minutos. Depois deste período, coe a sua infusão.


Dilua a goma xantana na glicerina e adicione junto da infusão, acrescente também o ácido cítrico e o decil glucosídeo. agite com um mixer até obter uma mistura espumante e viscosa.


Adicione os demais ingredientes e mexa bem. Meça o pH e envase.


Se você gostou dessa publicação, saiba que você pode aprofundar o seu conhecimento sobre cosméticos para a pele do rosto no Curso de Cosmética Facial Inovadora.


Ao participar do Curso de Cosméticos faciais da PerfuMaria das Ervas, você terá o poder de:

  • Formular cosméticos faciais com ativos dermatológicos sofisticados;

  • Preservar a saúde da sua pele;

  • Desenvolver produto de beleza específicos para a sua pele;

  • Aplicar a nanotecnologia e criar cosméticos com alto desempenho;

  • Conhecer matérias primas para o desenvolvimento do seu cosmético facial;

  • Ter uma ferramenta inovadora para o seu empreendimento e cuidado pessoal.

Clique no botão a seguir e garanta sua vaga hoje:

Referências:


SILVA, E.B.; MOURA, R.L.; NÓBREGA, J.P.M.; AZEVEDO, D.K.A; GARCIA, L.A.; FRAZÃO, M.F.; LIMA, S.W.M.; PONTES, S.D.E.; MEDEIROS, D.F. Efeitos Terapêuticos da Utilização da Aroeira da Praia (Schinus Terebinthifolius Raddi): uma Revisão da Literatura. 2018. Disponível em: https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/html/10.1055/s-0038-1674658 Acesso: 25 de maio de 2022



99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo