Como fazer condicionador 2 em 1 (co-wash)


Há poucas coisas tão satisfatórias quanto a sensação de estar com o cabelo limpo e bem cuidado, o problema é que o uso frequente do xampu pode ser prejudicial, principalmente para quem possui o cabelo mais seco ou já passou por procedimentos invasivos, como a aplicação de descolorantes ou produtos de alisamento. Nessas situações, o co-wash é uma ótima alternativa.



O Co-wash é uma técnica usada para limpar e condicionar os fios de cabelo utilizando apenas um produto, sem precisar do uso de xampu. Recentemente essa técnica se popularizou, principalmente entre as crespas e cacheadas, e é uma tendência que veio para enriquecer a rotina capilar. Entre os grandes benefícios do co-wash a limpeza sem o ressecamento dos fios é a que mais se destaca. Diferente dos xampus tradicionais, que muitas vezes limpam profundamente retirando também os nutrientes do couro cabeludo, o condicionador co-wash promove essa higienização dos fios mantendo a hidratação e nutrição. (COSMETOGUIA, 2021)


É importante que você saiba que nem todo condicionador é indicado para a técnica co-wash, o produto deve conter tensoativos capazes de limpar e condicionar os fios ao mesmo tempo, para não deixar o cabelo com um aspecto sujo. É o caso da formulação que vou ensinar logo a seguir, feita especialmente para reduzir os danos da fibra capilar.


Fazer um condicionador em casa pode parecer difícil, mas, com as indicações a seguir, em poucos minutos, você terá um produto incrível e multifuncional para deixar o seu cabelo belíssimo.


Anote as medidas para fazer o seu condicionar co-wash:


68% (68g) água

9% (9g) óleo de linhaça

5% (5g) decil glucosídeo

5% (5g) lecitina de soja

4% (4g) álcool cetilico

3% (3g) pro condition

2% (2g) ácido lático

2% (2g) ceramidas

2% (2g) vitamina E

1% (1g) óleo essencial de palmarosa

1% (1g) conservante



Modo de preparo:

Separe o pro condition, a lecitina de soja e o álcool cetílico e leve os ingredientes para o banho maria, em fogo baixo.


Retire do fogo quando os ingredientes estiverem completamente dissolvidos e adicione a água morna e o ácido lático.


Agite com um mixer até obter uma mistura homogênea e cremosa. Adicione os demais ingredientes e mexa com o auxílio de uma colher ou bastão. Meça o pH e envase.


Agora que você já sabe como fazer o seu condicionador co-wash, você tem em mãos a solução para fazer uma limpeza mais gentil nos cabelos e poderá auxiliar no seu cuidado capilar pessoal ou dos seus clientes.


Para descobrir mais receitas e ter autonomia para produzir cosméticos de alta performance com ingredientes naturais na sua casa, acesse agora o Livro Digital de Cosméticos Naturais e inicie uma jornada de sucesso como uma formuladora de produtos de beleza orgânicos.

Referências:

Cosmetoguia. Co-wash: tudo o que você precisa saber sobre a técnica que limpa sem danificar. 2021. Disponível em:https://cosmetoguia.com.br/article/read/area/MKT/id/846/#:~:text=O%20Co%2Dwash%20%C3%A9%20uma,para%20enriquecer%20a%20rotina%20capilar. Acesso em: 17 de junho de 2022.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo