top of page

Como a calêndula pode ajudar a sua pele

A Calêndula é uma planta herbácea anual de flores alaranjadas, com efeitos notáveis sobre a pele, é dotada de de propriedades antisséptica, bactericida, fungistática, restauradora, antiedematosa, calmante e refrescante. É largamente aplicada no tratamento da pele sensível, dermatite, psoríase e processos cutâneos inflamatórios de forma geral.


A utilização tópica da calêndula é sugerida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por isso, ela é um ingrediente comum em produtos farmacêuticos e cosméticos, tais como cremes faciais e corporais, sabonetes e pomadas.


Se você faz seus cosméticos em casa, saiba que a calêndula é uma matéria prima valiosa e pode ser adicionada nas formulações a partir do oleato, extrato glicerinado ou infusão. Conheça a seguir as principais utilidades da calêndula em cosméticos naturais:


Cicatrização

A calêndula é capaz de acelerar a reeptelização e reforçar a reparação da pele, a partir do aumento da produção de fibroblastos e fibrinas. Sua composição química inclui mucilagens e flavonoides, o que melhora o desempenho da cicatrização.


Tratamento da acne

Devido as suas propriedades adstringentes e antissépticas, produtos a base de calêndula são uma alternativa eficaz para o controle da oleosidade da pele e para o tratamento da acne.


Disfunções inflamatórias

Processos inflamatórios da pele, como dermatite e psoríase podem ser amenizados com o uso da calêndula, ela reduz a reatividade cutânea e favorece a recuperação saudável das lesões.


Efeito calmante em peles sensíveis

Produtos para pele sensíveis requerem um cuidado especial na escolha de ingredientes seguros, e a calêndula pode ser utilizada para o fortalecimento desse tipo de pele, diminuindo a irritabilidade, vermelhidão e coceiras.


Proteção e prevenção

A calêndula promove a hidratação e firmeza da pele e potencializa a síntese de glucoproteínas e colágeno, deixando a pele mais protegida e prevenindo os efeitos degenerativos do processo natural de envelhecimento cutâneo.


Se você deseja descobrir como fazer formulações diversas de cosméticos com ingredientes naturais, acesse hoje o Livro Digital de Cosméticos Naturais - um material riquíssimo, com mais de 80 receitas e conteúdo teórico impecável para você formular produtos de beleza ecológicos na sua casa.


174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Descubra como fazer seu cosmético natural com excelência!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS:

Design sem nome (8)_edited.jpg

Livro Digital de

Cosméticos Naturais

Esse não é apenas um livro de receitas, mas sim um manual completo  com técnicas avançadas para você criar cosméticos naturais  com maestria. Um material perfeito para começar a criar cosméticos com segurança.

Design sem nome (5).png

Curso de Cosmética

Facial Inovadora

Eleve o nível do seu skin care hoje mesmo! Esse curso incrível vai te ensinar como confeccionar cosméticos faciais com ativos biotecnológicos para melhorar o desempenho dos seus produtos de beleza.

Design sem nome (14)_edited.jpg

Curso de Maquiagens Naturais

A melhor maquiagem é que você faz! Neste curso, você aprende o passo a passo para formular sombras, batons, bases, delineadores, rímel, blush e mais. Separai as melhores receitas para compartilhar com você!

Faça parte da nossa lista de email para receber receitas e novidade incríveis!

Obrigada por se inscrever <3

bottom of page